miércoles, 9 de agosto de 2017

Novena para nos preparar para celebrar São João Eudes


Durante os nove dias que precedem a festa de nosso Fundador, rezaremos a Jesus e Maria, os superiores de nossa Congregação, para que a potência do Espírito Santo invada nossos corações. Assim pois, o Espírito de Verdade nos purificará de tudo quanto atrapalhe nossa vida interior e o Espírito de Liberdade nos empurrará a amar mais para dedicar-nos na missão. “Corde magno et animo volenti”. 
Cada dia, depois da breve meditação proposta, rezaremos o Ave Cor (se possível em comunidade ou em grupo). Esta novena pode ser rezada pelos incorporados e pelos candidatos, pelos amigos e os associados, e por toda pessoa que se associe a nossa companhia. 

1º dia: quinta-feira 10 de agosto 

Nós vos damos graças Senhor pelo dom da vida que deste a João Eudes, pela fé de seus pais, por sua juventude e pelos benfeitores que lhe permitiram responder a sua vocação. O mesmo te damos graças por nossa família e nosso desenvolvimento, por todos os que nos têm acompanhado e nos apoiam com seus recursos; faça que usemos estes para sua maior glória. 

2º dia: sexta-feira 11 de agosto 

Nós vos damos graças Pai do céu por haver chamado João Eudes para avida cristã e por ter unido a teu Filho Jesus na força do Espírito Santo no dia de seu batismo. Nós vos bendizemos pelos frutos que brotam daquela fonte batismal. Assim pois, estamos cheios de alegria e de gratidão por nosso batismo e os frutos de santidade que emanam Dele não obstante as nossas infidelidades. Faz de nós os promotores da nobreza da vocação batismal. 

3º dia: sábado 12 de agosto 

Nós vos damos graças Senhor Jesus pelo grande amor para com a Virgem Maria que colocaste no coração de João Eudes e por seu desejo de consagrar-lhe seu ser inteiro desde sua idade mais terna. Renova em nós o amor com a Mãe de Deus e nosso desejo de rezá-la, de dá-la a conhecer e amar. 

4º dia: domingo 13 de agosto 

Nós vos damos graças a vós, Jesus, Messias e Sacerdote do Alto, que chamaste a João Eudes a ser sacerdote. Agradecemos-vos por sua diocese de origem e pelo Oratório do Cardeal de Bérulle que lhe ofereceu abrigo. Damos-te graças por nossa vocação ao serviço de tua Igreja, pela diocese na qual vivemos, por todas as pessoas que nos acompanharam em nosso caminho, em particular por nossos formadores, e pelos que exercem responsabilidades nas Províncias. 

5º dia : segunda-feira 14 de agosto 

Nós vos damos graças a vós, Jesus, Enviado do Pai, pelo zelo apostólico do Pai João Eudes, sacerdote missionário, pregador incansável do Evangelho e eminente testemunha da misericórdia. Enaltecemos-vos pelos frutos das missões de nosso Fundador, pelos que colaboraram com ele e pelos numerosos benfeitores. Agradecemos-vos pelas missões realizadas hoje pela Congregação e a vós as confiamos; Rezamos a vós por nossos benfeitores. 

6º dia : terça-feira 15 de agosto 

Nós vos damos graças a vós, Jesus, Bom Pastor, pela abertura de coração de nosso Pai a todas as misérias de seu tempo, e em particular aos sofrimentos das mulheres. Te Saudamos-vos pela fundação de Nossa senhora da Caridade do Bom Pastor as inúmeras fontes de vida e de salvação que derramaram pelo mundo graças ao zelo das irmãs. guarda-nos na disposição de atenção aos mais deserdados e no apoio a todas as iniciativas que promovem a dignidade dos mais frágeis. 

7º dia: quarta-feira 16 de agosto 

Nós vos damos graças a vós, Jesus e Maria, pela fundação de nossa Congregação por São João Eudes. Fomos instituídos por um Santo, e isso sim é para nós um privilégio e uma responsabilidade. Só vós sois os Superiores da Congregação, vos rogamos renovar nossas mentes e nossos corações para que sejam habitados por uma fraternidade efetiva, uma caridade desbordante para todos, e um desejo abrasador de formar Jesus em nós e no coração dos sacerdotes e fiéis. 

8º dia: quinta-feira 17 de agosto 

Nós vos damos graças, Santa Mãe de Deus, do Coração Admirável para a sociedade criada por São João Eudes, que destes na Igreja numerosos e belos frutos abaixo na forma de fundações e vidas de santidade. Nós vos bendizemos pelas outras fundações que nasceram e seguem nascendo para formar a grande família espiritual eudista. Nós vos confiamos os trâmites atuais para o Doutorado de São João Eudes para o maior bem de toda a Igreja. 

9º dia : sexta-feira 18 de agosto (memória dos beatos mártires Carlos-Nicolás Ancel e companheiros)

Nós vos damos graças pelo dia da morte de nosso Pai João Eudes, quando o acolheste, oh Trindade Santa, na alegria da vida nova e eterna, premiando a santidade de sua vida. Nós vos damos graças por nossos irmãos mártires na França, e por todos os membros de nossa Família cujo processo de beatificação já se está tentando. Aviva em nós o desejo de santidade e guarda-nos na fidelidade a nosso santo Fundador. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario